Kaynan Duarte e Gabi Pessanha confirmam favoritismo com ouro duplo
no Europeu de Jiu Jitsu 2023
Após uma semana de ação de alto nível em Paris, na França, chegamos ao último dia do Europeu de Jiu-Jitsu 2023 neste domingo, dia 29 de janeiro. O público que lotou o no Institut Du Judo se aglomerou em volta da área 10 de tatame montado pela IBJJF, para acompanhar os novos reis e rainhas da europa, com as finais do adulto faixa-preta masculino e feminino.
Astros maiores do torneio, Kaynan Duarte (Atos) e Gabi Pessanha (Infight) mostraram o porquê de entrarem na disputa com tamanho favoritismo. Ambos os atletas voltaram para casa com ouro duplo na mochila, vencendo não só no super pesado como também no absoluto.
Para Kaynan, a consagração veio após o duelo final do peso aberto contra Rider Zuchi. Com disparada superioridade técnica, Kaynan entrou no tatame e fez como manda a cartilha: puxou para a guarda, subiu no single leg, derrubou caindo no leg drag e escorregou para as costas, atacando no mata-leão. Rider resistiu por longos minutos ao ataque pelas costas, mas Kaynan ajustou melhor e conseguiu a finalização. Ouro duplo para o faixa-preta da Atos, juntamente com a medalha no super pesado.
Para Gabi, o duelo final do Europeu remontou a disputa de 2022, que aconteceu em Portugal, contra a mesma adversária. Thalyta Silva tentou impor seu jogo por cima para não repetir a prata do ano anterior, mas Gabi entrou na última luta da divisão feminina decidida a finalizar. Com ataques pelas costas e no triângulo, Gabi trouxe perigo para Thalyta, que escapou de todos os ataques com maestria. Contudo, Gabi voltou no triângulo com as pernas esticadas, criando ainda mais pressão e obrigando Thalyta a dar os três tapinhas. Ouro duplo para a jóia da Cidade de Deus.
Confira nas linhas abaixo como foram as demais finais do adulto faixa-preta masculino e feminino!
FEMININO
GALO
Jessica Caroline venceu Thais Loureiro por 1 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos
Em luta amarrada, Jessica Caroline usou sua experiência, contabilizou uma vantagem e venceu Thais Loureiro por 1 a 0 nas vantagens, após empate em 0 a 0.
PLUMA
Mayssa Caldas venceu Brenda Larissa por 11 a 4 nos pontos
Brenda começou puxando para a guarda, e Mayssa mostrou sua habilidade por cima, passando nos primeiros minutos. Ao longo da luta, muita técnica de ambas as atletas, mas Mayssa garantiu a vitória no fim, pegando as costas de Brenda para fechar o placar em 11 a 4 nos pontos.
PENA
Anna Rodrigues finalizou Andreia Cavalcante no estrangulamento pelas costas
Ana Rodrigues mostrou sua dominância na faixa-preta com mais um título. Na final contra Andrea Cavalcante, Ana passou a guarda três vezes, pegou as costas e estrangulou usando a gola.
LEVE
Luiza Monteiro vence Tatá Ribeiro por 11 a 4 nos pontos
Luiza Monteiro levou a melhor nos leves. Após uma troca de raspagens, Luiza fica por cima e passa a guarda montando. Tatá buscou finalizar no pé perto do fim, mas o placar terminou em 11 a 4 com vitória para a faixa-preta da Atos.
MÉDIO
Thalyta Silva venceu Vanessa Griffin na decisão dos árbitros
A brasileira Thalyta Silva entrou na guarda-laçada de Vanessa e buscou se libertar para passar ao longo dos 10min de luta. No fim, após empate em 0 a 0, os árbitros decidiram que Thalyta foi mais efetiva e garantiu o ouro entre os médios.
MEIO-PESADO
Maria Malyjasiak finalizou Sabatha Laís no estrangulamento pelas costas
Sabatha Lais puxou e fez guarda ao longo de 7 minutos.. Perto do fim, Maria conseguiu colocar no leg drag, chegar na meia-guarda e ir direto para a montada, tentando estrangular da montada. Sabatha cedeu as costas e Maria finalizou com a gola.
PESADO
Amanda Magda finalizou Elizabeth Mitrovic no mata-leão de pé
Elizabeth começou na guarda De la Riva, jogando de lado para Amanda que buscava a passagem. Depois de ficar por longo tempo na busca de passar a guarda, Amanda conseguiu pular no pé e finalizar no mata-leão de pé, garantindo o ouro entre os pesados.
SUPER PESADO
Gabi Pessanha finalizou Claire-France Thevenon no mata-leão
Mulher a ser batida no Jiu-Jitsu, Gabi Pessanha começou com força total, pulando na meia-guarda por cima e escorregando para as costas. Gabi foi para o pescoço e finalizou rápido no mata-leão, com pouco mais de 2min de luta.
MASCULINO
GALO
Thalison Soares finalizou Welerson Gonçalves no estrangulamento cachecol
Exibição poderosa de Thalison Soares na final de peso galo. Thalison raspou, passou duas vezes, colocou o joelho na barriga e fechou a conta com um estrangulamento cachecol, usando a própria lapela.
PLUMA
Malachi Edmond venceu Diego Pato por 4 a 0 nos pontos
Grande vitória para o americano Malachi Edmond, da Lloyd Irving. Malachi começou na frente do placar ao raspar por 2 a 0. Em luta movimentada, reiniciada em pé, Malachi buscou o pé de Diego na puxada de guarda do brasileiro. No fim, Malachi tentou estrangular, mas venceu por 4 a 0 nos pontos.
PENA
Fabricio Andrey venceu Alex Sodre por 2 a 0 nos pontos
Fabricio derrubou no início da luta e o combate perdeu o ritmo. No fim, em lance veloz, Fabrício tentou passar com o joelho cruzado e Alex subiu com tudo, tentando o contragolpe, mas sem sucesso. Fim de luta seguiu com força total, mas Fabrício mostrou-se sólido aos ataques de Alex e ficou com a vitória, por 2 a 0 nos pontos.
LEVE
Andy Murasaki venceu Natan Chueng por 2 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos
Natan começou puxando. Andy bombardeou a guarda de Natan, sem sucesso. No fim, Natan quase subiu e abriu o jogo, e Andy capitalizou no erro para ganhar duas vantagens quase pegando as costas. Empate em 0 a 0 e vitória para Murasaki por 2 a 0 nas vantagens.
MÉDIO
Tainan Dalpra finalizou Pavel Kalesnik no estrangulamento pelas costas
Em atuação de extrema dominância, Tainan Dalpra não tomou conhecimento de PAvel na final dos médios. Passou como quis, chegou nas costas e estrangulou para confirmar seu franco-favoritismo.
MEIO-PESADO
Jansen Gomes venceu Pedro Machado por desclassificação
Após batalha em pé, Jansen atacou o double leg. Pedro tentou o contragolpe da queda, mas Jansen estabilizou garantindo os dois pontos. Pedro tentou devolver a queda no single leg, mas Jansen atacou, ainda em pé, no estrangulamento ezequiel. Pedro caminhou para fora da área de luta com o estrangulamento encaixado, e acabou desclassificado. Vitória para Jansen Gomes.
PESADO
Fellipe Andrew venceu Adam Wardzinski por 7 a 0 nos pontos
Adam puxou e Fellipe foi com tudo para passar a guarda. Adam evitou a passagem no leg drag com a perna oposta, mas Fellipe foi direto para a montada, capitalizando 7 a 0 numa tacada só. Da montada, Fellipe foi para seu clássico kata-gatame, mas Adam escapou. Fazendo guarda, Adam atacou no estrangulamento rodado, Fellipe saiu do arrocho e garantiu a vitória por 7 a 0 para morder o ouro nos pesados.
SUPER PESADO
Kaynan Duarte finalizou Luis Cantareira no armlock
Luis Cantareira começou fazendo guarda e com belo movimento quase raspou Kaynan. Com a luta reiniciada em pé, Kaynan puxou para a guarda, raspou com o bíceps e saiu direto no armlock vencedor.
PESADÍSSIMO
Mason Fowler finalizou Kjetil Lydvo no mata-leão
Mason venceu em grande estilo no pesadíssimo. Em duelo contra Kjetil Lydvo, Mason acumulou o massivo placar de 27 a 2, antes de chegar nas costas e finalizar no mata-leão.
Roberto Cyborg campeão mundial aos 41 anos
Roberto Abreu, also known as “Cyborg”, is a Brazilian born Jiu-Jitsu competitor and instructor who earned his black belt training with the Nova Geracao Team, who started his own successful academy – Fights Sports – from which he has produced several talented grapplers such as Jake Mackenzie, Ricardo Rezende, Hunter Ewald, and many others. Since he moved to Miami in the US, Cyborg has become a household name for Jiu-Jitsu fans through his unique style and his trademark position, the Tornado Guard, made famous in matches against big names of the sport such as Abmar Barbosa and Braulio Estima