BJJFLIX COMPANY

Guarda blindada: 3 dicas para melhorar seu jogo por baixo no Jiu-Jitsu

Publicidade

A ordem natural do Jiu-Jitsu no quesito guarda é sempre a mesma. Na faixa-branca, jogar por cima é a principal arma. Depois de aprender a se defender, o iniciante passa a se arriscar por baixo, tendo a faixa-azul como principal graduação para começar a entender o jogo por baixo.

Ter na guarda as suas principais armas é um trabalho árduo e gradativo. Da guarda fechada até guardas mais elaboradas para quem começa no Jiu-Jitsu, como a guarda-laçada, guarda-aranha e meia-guarda, algumas premissas básicas devem ser observadas. Confira nas linhas abaixo!

1 – Deu brecha? Feche a guarda

Se você começou há pouco no Jiu-Jitsu e ficou por baixo, sempre que conseguir coloque na guarda fechada. Com a força das suas pernas você terá uma segurança maior ao manter seu oponente preso, mesmo que por alguns segundos. Os primeiros ataques de finalização do iniciante, como o estrangulamento cruzado, armlock e triângulo devem ser treinados com afinco partindo da guarda fechada. Use este controle ao seu favor.

2 – Abriram a guarda? Fique de frente

Não há nada mais perigoso do que um passador apontando para a sua lateral. O primeiro reflexo do guardeiro deve ser manter o passador sempre à sua frente. Drills para reposição de guarda são essenciais nesta fase do Jiu-Jitsu. Lembre-se de dominar a manga do oponente e, sempre que possível, não perder o contato com o pé no quadril. Nesta situação, optar por guardas como a guarda-laçada e guarda-aranha podem também frear o ímpeto do passado.

3 – Caiu na meia-guarda? Se proteja

Atletas mais avançados costumam buscar a meia-guarda como oportunidade clara de raspar. Para iniciantes, porém, pode ser um jogo arriscado. Vale lembrar àqueles que começaram no Jiu-Jitsu que a meia-guarda é a última esperança para que o passador não chegue no controle lateral. Caso seu oponente se aproxime de passar, não tenha medo de botar na meia-guarda, mas tenha em mente que primeiro você tem que se ajeitar. Fique de frente para o adversário, não chape as costas no chão e não deixe que ele abrace sua cabeça. Se você tiver opções para raspar, mantenha a calma e use seu trunfo.

E lembre-se: Complicou por baixo? Resete a guarda, afaste o passador e suba com a levantada técnica. Não deixe jamais de repetir os drills de defesa com seu professor e bons treinos!

 

Publicidade

One Response

Leave a Reply