BJJFLIX COMPANY

bjjflix-logo
Publicidade

03 motivos que fazem o BJJ ser tão popular ao redor do mundo

3 motivos que fazem o BJJ ser tão popular ao redor do mundo
Não é de hoje que o nosso Jiu-Jitsu conquistou o mundo. Depois de um franzino Royce Gracie dominar gigantes na primeira edição do UFC, era dada a largada para um plano ambicioso da família Gracie em popularizar a arte, aprimorada por Carlos e Helio.

Cada ramificação da família levou a globalização do esporte para um lado. Enquanto alguns seguiram como lutadores e abriram suas academias em pontos distintos do planeta, Carlos Gracie Jr. foi além: fundou sua própria federação de Jiu-Jitsu e criou um império da academias, que tem como objetivo colocar uma filial em cada capital do mundo.

Mas nada disso seria possível se a arte, em si, não fosse tão envolvente para seus praticantes. Pode parecer enigmático à primeira vista de não conhece o Jiu-Jitsu, mas as sensações de poder e impotência que surgem ao longo dos treinos fazem seus atletas voltarem sempre no outro dia, mesmo com dores ou dúvidas.

Pensando nisso, separamos três motivos básicos que fazem o Jiu-Jitsu tão apaixonante. Confira abaixo e mande para nós o que fez você se apegar à arte suave!

Cultura: Conhecer as raízes do esporte e sua filosofia é uma das peças-chave do sucesso do BJJ. Aprender que o esporte foi criado para o fraco vencer o forte e ouvir dos professores mais antigos histórias sobre os fundamentos, dos golpes, e como aplicar as dificuldades do Jiu-Jitsu em sua rotina, fazem com que tudo que você absorva no tatame tenha um sabor diferente. Você não apenas aprende a estrangular o adversário e escapar de alguma enrascada, você aprende a superar as dificuldades da vida, assim como supera as dificuldades de ter alguém tentando te subjugar ao longo do treino ou campeonato.

Saúde: O faixa-branca só entende que o Jiu-Jitsu faz diferença ao não se cansar subindo escadas. Qualquer esporte traz benefícios físicos ao seu praticante, mas o Jiu-Jitsu vai além. Dos alongamentos e rotinas de aquecimento, até os treinos específicos e treinos de combate, a exigência cardiovascular e respiratória do praticante é levada ao extremo todas as vezes. A repetição dessas cria uma estrutura inimaginável ao praticante, e seus primeiros anos no esporte trazem resultados claros no corpo, mente e condição física. O Jiu-Jitsu é uma ferramenta de saúde para o seu praticante.

Eficiência: Vale sempre lembrar que, por mais que o Jiu-Jitsu seja este ótimo canal de socialização, de aprendizado e de manutenção da saúde, o esporte trata-se de uma arte marcial. E como arte marcial, ela deve ser efetiva. Já foi comprovado ao longo dos anos, em duelos um contra um, que o Jiu-Jitsu é o esporte de combate mais eficiente já criado.

Em situações reais de conflito, a esmagadora maioria das vezes os envolvidos vão ao chão, e é lá que o Jiu-Jitsu tem sua grande arma: o controle. Artes de luta em pé, e até o similar judô, consistem em levar o oponente ao solo, seja em golpe traumático ou em tentativa de queda. Mas ao chegar no solo, com o estudo das alavancas e aplicação de pressão, o Jiu-Jitsu se destaca e se torna mais eficiente que outras artes. Exemplos claros, entre lutadores profissionais, é que o Jiu-Jitsu traz tanta confiança que ao engajar em combate, a luta em pé não se torna um problema, já que ela em grande parte das vezes chegará ao solo, é lá que a arte se mostra ainda mais dominante.

Roberto Cyborg: campeão mundial aos 41 anos

Um dos maiores nomes da atualidade no Jiu-Jitsu, Roberto Abreu, o Cyborg, faz história e coleciona títulos na arte suave. E o mais impressionante na carreira do líder da Fight Sports é que ele costuma lutar entre os adultos e abocanhar diversos títulos.  

No documentário “Coração Pantaneiro” você vai ver o  início da trajetória deste grande campeão, além de conhecer o lado humano e espiritual que Cyborg traz nas suas origens.

Quer conhecer mais sobre a vida e carreira dessa grande fera do Jiu-jitsu? 

Publicidade